Faculdade IBE¹
¹Art. 99, Portaria Normativa 23, de 21 de dezembro de 2017.
CREDENCIAMENTO DA FIBE: Portaria MEC nº1080 de 25 de outubro de 2024, publicada no Diário Oficial da União em 29 de outubro de 2024.
AUTORIZAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA: Portaria SERES/MEC nº 621 de 13 de novembro de 2024, publicada no Diário Oficial da União em 14 de novembro de 2024.
FACULDADE IBE
Diretora Geral: Marvi Borges Ferreira
Diretora Administrativa: Ana Helena Soares José da Silva Dias
Coordenador do Curso: Luiz Guatura da Silva Neto
PROFESSORES | REGIME DE TRABALHO | TITULAÇÃO MÁXIMA |
Manuel Santos Borges Alvarrez | Tempo Parcial | Mestrado |
Doaldo Ferreira Belém | Tempo Parcial | Doutorado |
Leonardo dos Santos Silveira | Tempo Parcial | Doutorado |
Luiz Guatura da Silva Neto | Tempo Integral | Doutorado |
Misael Henrique da Silva do Amaral | Tempo Parcial | Doutorado |
Moisés de Carvalho de Martins | Tempo Parcial | Doutorado |
Naíola Paiva de Miranda | Tempo Integral | Doutorado |
Sergio Nascimento da Costa | Tempo Parcial | Mestrado |
Silas Teodoro da Conceição | Horista | Mestrado |
Samuel Vieira | Horista | Especialista |
PER. | DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA (*) | |
EXTENSÃO | DISCIPLINA | ||
1º | Introdução à Teologia |
| 60 |
Antigo Testamento – Pentateuco |
| 60 | |
Introdução Bíblica |
| 30 | |
Introdução à Educação a distância |
| 60 | |
Leitura e Produção Textual | 30 | 60 | |
Metodologia Científica | 30 | 60 | |
Introdução à Filosofia |
| 30 | |
TOTAL DO PERÍODO LETIVO | 60 | 360 | |
2º | Teologia Sistemática - Revelação e Criação |
| 60 |
Teologia e Ecologia-Educação ambiental e Sustentabilidade | 45 | 60 | |
Antigo Testamento - Livros Históricos |
| 60 | |
Novo Testamento - Evangelhos e Atos |
| 60 | |
Filosofia Antiga e Medieval |
| 60 | |
TOTAL DO PERÍODO LETIVO | 45 | 300 | |
3º | Teologia Sistemática - Cristologia e Soteriologia |
| 60 |
Antigo Testamento - Livros Poéticos e Sapienciais |
| 60 | |
Novo Testamento - Epístolas Paulinas |
| 60 | |
Arqueologia e Geografia Bíblica |
| 60 | |
Etica, diversidade e Direitos Humanos-Afrodescendentes e Indígenas | 45 | 60 | |
Filosofia Moderna e Contemporânea |
| 60 | |
TOTAL DO PERÍODO LETIVO | 45 | 360 | |
4º | Teologia Sistemática - Pneumatologia e Eclesiologia |
| 60 |
Teologia da Missão | 30 | 60 | |
Antigo Testamento - Profetas |
| 60 | |
Novo testamento - Hebreus, Epístolas Gerais e Literatura Apocalíptica |
| 60 | |
História da Igreja Antiga |
| 60 | |
TOTAL DO PERÍODO LETIVO | 30 | 300 | |
5º | Teologia Sistemática - Antropologia e Hamartiologia |
| 60 |
Diálogos em Teologia Pública | 30 | 60 | |
Bíblia e Hermenêutica | 60 | ||
Hebraico Instrumental | 30 | 60 | |
História da Igreja Medieval |
| 60 | |
Estágio Supervisionado I |
| 30 | |
TOTAL DO PERÍODO LETIVO | 60 | 330 | |
6º | Teologia Sistemática - Escatologia |
| 60 |
Exegese do Antigo Testamento |
| 60 | |
Grego Instrumental | 30 | 60 | |
História da Reforma e Protestantismo Brasileiro |
| 60 | |
História da Igreja Moderna e Contemporânea |
| 60 | |
Estágio Supervisionado II |
| 30 | |
TOTAL DO PERÍODO LETIVO | 30 | 330 | |
7º | Diálogos em Teologia Arminiana |
| 60 |
Exegese do Novo Testamento |
| 60 | |
Homilética | 20 | 60 | |
História do Movimento Pentecostal Carismático |
| 60 | |
Libras | 30 | 60 | |
Trabalho de Conclusão de Curso I |
| 60 | |
TOTAL DO PERÍODO LETIVO | 50 | 360 | |
8º | Teologia Contemporânea |
| 60 |
História das Religiões Mundiais |
| 30 | |
Ciências da Religião |
| 60 | |
Administração Eclesiástica |
| 30 | |
Psicologia Pastoral | 30 | 60 | |
Trabalho de Conclusão de Curso II |
| 60 | |
TOTAL DO PERÍODO LETIVO | 30 | 300 | |
TOTAIS DO CURSO | 350 | 2640 | |
2990 | |||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 200 | ||
DISCIPLINAS OPTATIVAS (**) | 60 | ||
ESTÁGIO DE CAMPO | 240 | ||
TOTAL DO CURSO | 3490 | ||
| |||
(*) Carga horária em horas relógio | |||
(**) DISCIPLINAS OPTATIVAS | |||
Teologia e Educação Cristã | 60 | ||
Missão Integral | 60 | ||
Teologia da Libertação | 60 | ||
Teologia do Culto | 60 |
AVALIAÇÃO PARA CREDENCIMENTO INSTITUCIONAL (2022): 4
AVALIAÇÃO PARA AUTORIZAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA (2023): 4
Art. 10 O aluno pagará pelo primeiro período letivo o valor de R$ 2.916,00 (dois mil, novecentos e dezesseis reais)
§ 1º Os pagamentos poderão ser realizados em 6 (seis) ou menos parcelas iguais, sendo a primeira a título de matrícula, nos limites de prazos abaixo indicados, com os respectivos valores:
PARCELAS | VALOR MENSAL | DATA LIMITE PARA OPÇÃO |
6 | R$ 486,00 | 20/01/2025 |
5 | R$ 578,00 | 14/02/2025 |
4 | R$ 718,00 | 28/02/2025 |
3 | R$ 953,00 | 28/02/2025 |
2 | R$ 1.424,00 | 28/02/2025 |
1 | R$ 2.844,00 | 28/02/2025 |
§ 2º O vencimento das parcelas ocorrerá no quinto dia útil de cada mês, excetuando-se a primeira parcela, que vencerá em até 3 (três) dias da respectiva matrícula.
§ 3º Sobre o valor total da semestralidade poderão ser aplicados descontos para seguintes grupos de candidatos:
GRUPOS | DESCONTO |
Coordenadores de Extensão do IBE | 60% |
Ministros da CONAMAD e Pastores Dirigentes da Assembléia de Deus do Ministério de Madureira - CONEMAD-RJ | 50% |
Ex-alunos do IBE | 40% |
Membresia da Assembléia de Deus do Ministério de Madureira, Militares e Funcionários Públicos | 30% |
§ 4º Os candidatos beneficiados com descontos deverão comprovar seu enquadramento em um dos grupos através de upload de um dos seguintes documentos, no momento da inscrição:
GRUPOS | DOCUMENTOS |
Coordenadores de Extensão do IBE | Arquivo em PDF ou JPEG com Declaração de próprio punho. |
Ministros da CONAMAD e Pastores Dirigentes da Assembléia de Deus do Ministério de Madureira - CONEMAD-RJ | Cópia em PDF ou JPEG da Carteira de Ministro ou de Pastor Dirigente. |
Ex-alunos do IBE | Arquivo em PDF ou JPEG com Declaração de próprio punho. |
Membresia da Assembléia de Deus do Ministério de Madureira, Militares e Funcionários Públicos | Cópia em PDF ou JPEG da Carteira de Membro do Ministério de Madureira; Carteira Identidade de Militar e Portaria de Nomeação de funcionário público.. |
A Biblioteca fica sediada em uma sala específica, utilizada pelo Bibliotecário e para a realização de orientações presenciais aos professores, tutores e alunos e opera com regimento próprio, conforme Anexo XI deste PDI.
Acervo Bibliográfico
A FIBE, por oferecer cursos exclusivamente a distância, optou por um Sistema de Informação Bibliográfica para oferecer aos usuários o acesso remoto ao acervo de qualquer lugar, bastando ter acesso à internet. O Sistema de Informação Bibliográfica possui todos os componentes do acervo, livros e periódicos e está acessível através da página da FIBE.
O Sistema de Informação Bibliográfica oferece acesso aos principais jornais do Brasil e do Mundo através da Base de dados Press Reader, de artigos e periódicos científicos acessando diversas bases e livros.
Além do acervo do curso, a biblioteca disponibiliza a biblioteca digital da Curatoria Editora por meio de contrato, a qual contempla acervos para todas as áreas do conhecimento com mais de 8.500 obras.
Para o acervo digital, há além do acervo de livros virtuais E-books, periódicos, recursos digitais e laboratórios virtuais, a saber:
Recursos Digitais:
- LexML
- Emerald Publishing
- RCAAP
- Vade Mecum Brasil
- BDJur
- Revista Justitia
- Scielo Livros
- Biblioteca Nacional Virtual da Inglaterra
- Biblioteca Virtual da Universidade do Porto
- Biblioteca Digital Mundial
- Biblioteca Nacional dos Estados Unidos
- ERIC - Education Resources Information Cente
Laboratórios Virtuais:
- Phet - Simulações Interativas de física, química, matemática, ciências da terra e biologia da Universidade do Colorado
- Virtual Labs – laboratório virtual de Ciências e Engenharias do Ministério da Educação da Índia
- Arthur Lakes Library – Simulações e laboratórios virtuais em Engenharia, Ciências da Vida, Medicina e Ciências da Saúde, Ciências Físicas e Matemática, Ciências Sociais e Comportamentais e Multidisciplinar da Colorado School of Mines
- Relle - laboratórios virtuais em física, biologia e robótica
- Nordic University Health Hub – laboratórios virtuais e simulações em saúde
- StarGenetics – simulador de cruzamento de genética Mendeliana do MIT
- MDCUNE - laboratórios virtuais e simulações em neurociências
- QUBES - laboratórios virtuais e simulações para o ensino de biologia quantitativa
- NAVS - laboratórios virtuais e simulações em anatomia de animais
- Learn Genetics - laboratórios virtuais e simulações em genética da Universidade de Utah
- HHMI BioInteractive - laboratórios virtuais e simulações em medicina veterinária
- The Virtual Edge - laboratórios virtuais e simulações em microbiologia
- Biology Simulations - laboratórios virtuais e simulações em biologia
- Avida-ED - laboratórios virtuais e simulações que os alunos projetem e realizem experimentos para testar hipóteses sobre mecanismos evolutivos usando organismos digitais em evolução
Todo acervo possui opção de transformação em áudio books e impressão sem custos para o discente e comunidade acadêmica, além de plano de contingências.
Formas de Atualização e Expansão e sua Correlação Pedagógica com os Cursos e Programas Previstos
O acervo é composto a partir das referências bibliográficas estabelecidas no projeto pedagógico dos cursos e por solicitação da respectiva coordenação, tendo em vista as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As solicitações são feitas diretamente à Bibliotecária que reporta os pedidos à Curatoria Editora, obtém as propostas de fornecimento e a apresenta à Direção Administrativa para aquisição.
A atualização do acervo é realizada de acordo com o Plano de Atualização, Manutenção do Acervo e Infraestrutura da Biblioteca, Anexo XXII deste PDI.
Sistemática de Empréstimo e Devolução
Sendo um acervo virtual, o acesso é pleno por todos os usuários, bastando logar no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
O acesso também poderá ser feito com login e senha diretamente no Sistema de Informação Bibliográfica.
O acesso é pleno, sem qualquer restrição e a qualquer tempo.
Espaço Físico para Estudos
Para pesquisa, estudos e outras necessidades de frequência ao espaço e acomodações, os usuários da Biblioteca recebem:
- Espaço físico 29 m² Salão principal
- 03 Mesas redondas com 04 cadeiras cada 01 computador para atendimento
- 03 Cabines de estudos individuais com 03 computadores para consulta/pesquisa, sendo 01 para portadores de deficiência especiais
- 01 Sala de estudo em grupo com 02 mesas e 05 cadeiras 20 Assentos
Recursos Tecnológicos Disponíveis
A biblioteca conta com 1 notebook e impressora para a Bibliotecária e 10 notebooks com configuração mínima: I3 – 4Gb para consultas.
Os computadores da Biblioteca possuem o software DOSVOX: Aplicativo com recursos de acessibilidade a ambientes visuais e o Vlibras.
Horário de Funcionamento
A Biblioteca funciona em todos os dias letivos e está aberta à comunidade acadêmica nos horários fixados no seu Regulamento.
Pessoal Técnico-administrativo
A Biblioteca é coordenada por profissional habilitado, com experiência em acervos virtuais e conhecimentos para orientar os usuários presencialmente e remotamente.
Serviços Oferecidos
A Biblioteca da FIBE oferece suporte e subsídio para os alunos da Instituição aprimorar seus conhecimentos. São oferecidos os seguintes serviços:
- Acesso à base de dados
- Capacitação de usuário
- Visita guiada
- Consulta local (nos computadores)
- Pesquisa online
- Levantamento bibliográfico
- Sumário corrente
- Normalização de trabalhos acadêmicos
INSTALAÇÕES ADMINISTRATIVAS
Espaço de Trabalho para o Coordenador de Curso
O gabinete de trabalho para o Coordenador do curso possui infraestrutura necessária no que tange a equipamentos e pessoal e obedecem às normas de salubridade e segurança. O espaço é condizente para o desenvolvimento das atividades de gestão e condução do curso e para o atendimento de alunos e docentes. O espaço atende aos padrões exigidos quanto à dimensão, limpeza, luminosidade, acústica e ventilação, bem como quanto ao estado de conservação dos mobiliários e equipamentos e à comodidade dos envolvidos as atividades planejadas com uso de recursos de tecnologias da informação e comunicação, garantindo privacidade para o atendimento a discentes. Possui armários para guarda de material com segurança.
Espaço de Trabalho para Docentes de Tempo Integral e Parcial
Os gabinetes de trabalho para os docentes em tempo integral (TI) possuem infraestrutura necessária no que tange a equipamentos e pessoal e obedecem às normas de salubridade e segurança. O espaço atende aos padrões exigidos quanto à dimensão, limpeza, luminosidade, acústica e ventilação, bem como quanto ao estado de conservação dos mobiliários e equipamentos e a comodidade dos envolvidos às atividades planejadas com uso de recursos de tecnologias da informação e comunicação, garantem privacidade para o atendimento a discentes e orientandos. Possui armários para guarda de material com segurança.
Instalações para a Comissão Própria de Autoavaliação - CPA
A CPA conta com uma sala específica. A sala possui quadro branco, armários, bem como mesa de reunião, computador e internet wireless. Todos os serviços de impressão são feitos pela rede. Esse espaço atende aos padrões exigidos quanto à dimensão, limpeza, luminosidade, acústica e ventilação, bem como quanto ao estado de conservação dos mobiliários e equipamentos e à comodidade dos envolvidos nas atividades planejadas.
Instalações para o Núcleo de Educação a Distância – NEAD
A FIBE possui um setor específico para a gestão da educação a distância. A sala possui armário, mesa de escritório, computador e internet wireless. Esse espaço atende aos padrões exigidos quanto à dimensão, limpeza, luminosidade, acústica e ventilação, bem como quanto ao estado de conservação dos mobiliários e equipamentos e à comodidade dos envolvidos nas atividades planejadas.
Salas de Aula
A FIBE possui uma sala de aula climatizada com Datashow móvel e acesso à internet wifi. A sala atende aos padrões exigidos quanto à dimensão, limpeza, luminosidade, acústica e ventilação, bem como quanto ao estado de conservação dos mobiliários e equipamentos e a comodidade dos envolvidos nas atividades planejadas, conforto, disponibilidade de recursos de tecnologias da informação e comunicação adequada. O tamanho da sala de aula, com capacidade média para atender 45 alunos, permite várias formas de organização como U, círculos, fileiras e outros, de forma que promova a máxima interação entre os alunos existe um setor especializado para manutenção, limpeza e apoio para qualquer necessidade desse espaço.
Auditório
A FIBE possui auditório climatizado, com lotação de até 100 pessoas, com recursos de multimídia e internet wireless, conforto de poltronas e instalações em geral, isolamento e qualidade acústica com acessibilidade física e tecnológica. O espaço foi projetado para atender aos padrões exigidos quanto à dimensão, limpeza, luminosidade, acústica e ventilação, bem como quanto ao estado de conservação dos mobiliários e equipamentos e à comodidade dos envolvidos nas atividades planejadas.
Sala de Professores
A FIBE dispõe de uma ampla sala de professores com mesas, cadeiras, gabinete de trabalho, armários/escaninho, computador, impressora, sofá, geladeira, SmartTV, acesso de internet wireless. A sala atende aos padrões exigidos quanto à dimensão, limpeza, luminosidade, acústica e ventilação, bem como quanto ao estado de conservação dos mobiliários como armários, sofá, jogos, impressão em rede e notebooks equipados à comodidade dos envolvidos e às atividades planejadas. Existe um setor especializado para manutenção, limpeza e apoio para qualquer necessidade desse espaço.
Espaços para Atendimento dos Alunos
A FIBE possui setores para atendimento ao aluno, inclusive com privacidade, tanto no NEAD, como na Secretaria Geral, NAPP, Coordenação do Curso e Direção Geral. O atendimento poderá ser agendado previamente ou ocorrer no momento demandado pelo aluno. Além disso, no NEAD está previsto o atendimento dos alunos por tutores presenciais e a distância. Esses espaços atendem aos padrões exigidos quanto à dimensão, limpeza, luminosidade, acústica e ventilação, bem como quanto ao estado de conservação dos mobiliários e equipamentos e a comodidade dos envolvidos às atividades planejadas.
Sala de Atendimento do NAPP – Núcleo de Apoio Psicológico e Psicopedagógico
A sala de atendimento psicológico e psicopedagógico é um espaço para o atendimento especializado às pessoas com mobilidade reduzida (permanente ou temporária) e à pessoa com deficiência, que apresente completo ou parcial comprometimento de suas capacidades motoras, visuais, auditivas ou quaisquer outras que necessitem de auxílio na busca por condições igualitárias, bem como aos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse espaço atende aos padrões exigidos quanto à dimensão, limpeza, luminosidade, acústica e ventilação, bem como quanto ao estado de conservação dos mobiliários e equipamentos e a comodidade dos envolvidos às atividades planejadas.
Espaços de Convivência
A FIBE dispõe de uma cafeteria, onde o horário de funcionamento é o mesmo para atender os alunos e toda a comunidade acadêmica.
Estúdio de Gravação
A FIBE dispõe de um estúdio de gravação para fins de complementação do material didático. O espaço é equipado para gravação de videoaulas e podcast, com propriedades acústicas desejadas. Esse espaço atende aos padrões exigidos quanto à dimensão, limpeza, luminosidade, acústica e ventilação, bem como quanto ao estado de conservação dos mobiliários e equipamentos e a comodidade dos envolvidos às atividades planejadas.
Sala de Apoio de Informática
A FIBE possui uma sala destinada para apoiar a utilização de tecnologias da informação. Este espaço é ocupado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI. A sala possui armários e arquivo, bem como mesas, computadores e internet wireless. Esse espaço atende aos padrões exigidos quanto à dimensão, limpeza, luminosidade, acústica e ventilação, bem como quanto ao estado de conservação dos mobiliários e equipamentos e à comodidade dos envolvidos nas atividades planejadas.
INSTALAÇÕES SANITÁRIAS
As instalações sanitárias da FIBE dispõem de condições adequadas de limpeza com pisos, paredes e aparelhos lavados e desinfetados.
Banheiros Femininos
A FIBE dispõe de sanitário feminino com dois assentos sanitários convencionais e um exclusivo para cadeirantes.
Banheiros Masculinos
A FIBE dispõe de sanitário masculino com dois assentos sanitários convencionais e um exclusivo para cadeirantes.
Banheiros Familiares e Fraldários
A FIBE dispõe de sanitário para uso familiar equipado com fraldário.
LABORATÓRIOS
A FIBE dispõe de um laboratório de informática com 30 computadores para uso individual dos alunos. O laboratório fica à disposição do aluno de acordo com o horário de funcionamento da FIBE, inclusive aos sábados e é utilizado ao final de cada período letivo para aplicação de provas presenciais.
Regulamento
O regulamento do laboratório de informática consta no rol de normas institucionais.
Normas de Segurança
Os recursos de tecnologia da FIBE são protegidos por sistemas que detectam e bloqueiam automaticamente de tráfegos ou códigos maliciosos. É utilizado um sistema de firewall na segurança da rede contra as possíveis invasões.
Há um controle de acesso dos usuários, sites de conteúdos impróprios são bloqueados. O NTI realiza com periodicidade os acessos à sites impróprios para atualizar a lista de bloqueio, além de manter o monitoramento dos usos atípicos, identificando e impedindo o acesso de usuários não autorizados.
Todos os computadores possuem sistema de antivírus, que protege o sistema e oferece relatórios de infecções, desinfecções, quarentenas entre outros, que orientam o NTI para novas ações de proteção.
As atividades do NTI estão descritas em seu regulamento, Anexo VIII deste PDI.
Serviços de Apoio Técnico
O apoio técnico à utilização do Laboratório de Informática é prestado pelo NTI, em conformidade com o Regulamento do Laboratório de Informática, Anexo VII deste PDI.
Avaliação Periódica de Uso
A avaliação periódica de uso do Laboratório de Informática é realizada pelo NTI, em conformidade com o Regulamento do Laboratório de Informática, Anexo VII deste PDI.
Instalações
O laboratório de informática está instalado em sala exclusiva, dotada de mobiliário próprio, bancadas e cadeiras, quadro branco e adequadamente iluminada e refrigerada, conforme segue.
Equipamentos
O laboratório está composto de: − 30 Notebook, mínimo I3 – 4Gb − TV LED 46’
Recursos Tecnológicos Existentes
O Laboratório possui recursos de multimídia; computadores, com leitoras de DVD e/ou CD, ligados em rede com acesso a Internet banda larga e softwares de acessibilidade como o VLIBRAS e o DOSVOX
Abrangência Geográfica
Em conformidade com os estudos apresentados no Plano de Desenvolvimento Institucional, a oferta de educação a distância da FIBE abrangerá os Municípios de Resende, Volta Redonda e Rio de Janeiro.
Relação Polos de Educação a Distância Fora de Sede Previstos para a Vigência do Plano de Desenvolvimento Institucional da FIBE
Estão previstos os seguintes polos para a oferta dos cursos de graduação e pós-graduação, fora a sede, aprovados em reunião do Conselho Superior da FIBE, como componente do Plano de Desenvolvimento Institucional, sob o número 01/2023 em 16/08/2023.
- Resende
- Volta Redonda
- Rio de Janeiro: Bangu, Bonsucesso, Campo Grande e Marechal Hermes, além do polo sede em Madureira.
Infraestrutura Física, Tecnológica e de Pessoal Projetada para os Polos de Educação a Distância Fora de Sede
Os Polos EaD estão diretamente vinculados ao IBE, por se tratar de espaços pedagógicos pertencentes às Igrejas associadas ao Instituto Bíblico Ebenézer. A infraestrutura atende aos padrões de disposição estabelecidos pelo IBE e devem abrigar o número de alunos previstos para o respectivo polo.
Todos os polos devem ter acesso livre à internet de alta velocidade em computadores disponíveis para o aluno em horário comercial ou através de agendamento (para o caso de avaliação). O polo deve ser inspecionado por um representante da FIBE para assegurar os parâmetros mínimos de qualidade e recursos disponibilizados. Considerando todos os requisitos mínimos para a infraestrutura do Polo, projeta-se o layout básico que segue.
Os polos selecionados possuem a seguinte infraestrutura mínima para o seu funcionamento: Coordenação de Polo: contém os seguintes equipamentos/mobiliário necessários para oferecer suporte ao coordenador:
- Telefone;
- Computador com kit multimídia e câmera;
- Banda Larga;
- Nobreak;
- Cadeiras (para coordenador e aluno);
- Mesa;
- Armário; e
- Mural de Informação.
Em cada polo haverá uma extensão do Núcleo de Educação a Distância NEAD com uma Sala de Atendimento para Tutoria presencial e a distância. O espaço atendimento presencial é composto por gabinetes para os tutores contendo os equipamentos de apoio necessários como:
- Computador com kit multimídia;
- Impressora em rede;
- Banda Larga e rede sem fio;
- Nobreak;
- Cadeiras (para tutores e alunos);
- Mesa;
- Telefone (compartilhado entre tutores); e
- Armário.
A Secretaria do Polo dispõe de espaço para o atendimento dos aos alunos e centraliza a administração da vida acadêmica dos discentes nos processos de admissão e de matrícula. Ela estará equipada com:
- Aparelho de telefone;
- Computador com conexão à Internet;
- Impressora com scanner;
- Nobreak;
- Mesa; e
- Cadeiras.
Os polos possuem auditório com mobiliário adequado e equipamentos de som e multimídia adequados para o seu pleno funcionamento. Esse espaço também pode ser usado como sala multidisciplinar e é composto por:
- ar-condicionado;
- mesa;
- computador com acesso à internet;
- equipamentos multimídia para videoconferência;
- projetor de slides e quadro branco.
Os polos dispõem de salas de aula amplas, que permitem diversas conformações espaciais das cadeiras para atividades educativas diferenciadas e são compostas por
- cadeiras estudantis;
- ar-condicionado e ventiladores;
- quadro branco;
- projetor de slides;
- computador;
- rede sem fio,
- iluminação adequada;
- mesa e cadeira do professor.
Os Laboratórios de Informática dos polos possuem:
- recursos de multimídia;
- computadores, com leitoras de DVD e/ou CD, ligados em rede com acesso à Internet banda larga;
- ar-condicionado;
- quadro branco; e
- softwares de acessibilidade como o VLIBRAS e o DOSVOX.
A Biblioteca do polo possui:
- espaço para estudos em grupo e estudo individual;
- mesas de estudo e computadores com acesso à internet para consulta ao acervo virtual;
- acesso a periódicos;
- pesquisa informatizada;
- rede sem fio e ar-condicionado; e
- softwares de acessibilidade como o VLIBRAS e o DOSVOX.
O polo oferece uma sala para atendimento especializado pelo NAPP - Núcleo de Atendimento Psicológico e Psicopedagógico.
O polo conta com um espaço de convivência, uma área equipada para a convivência dos alunos durante ou mesmo fora do período dos encontros presenciais. Este ambiente contém copiadora e cantina.
O espaço físico do polo é sinalizado com placas indicativas representando toda sua infraestrutura física, bem como quadros informativos sobre horários de atendimento de tutoria, da coordenação do polo e das aulas transmitidas ao vivo, se aplicável. Sua estrutura é adequada ao número de alunos matriculados, guardando- se a proporção necessária para atendimento aos estudantes em todas as suas necessidades.
Os polos contam com a infraestrutura tecnológica análoga à sede, contudo, respeitando as características locais e os limitadores em função do número de alunos presentes no polo.
A infraestrutura de execução e suporte do polo atende às necessidades institucionais, considerando a disponibilidade de serviços previstos e meios apropriados para sua oferta, apresentando um plano de contingência, redundância e expansão.
Todos os ambientes devem contemplar os critérios legais de acessibilidade, a fim de garantir o ingresso e a permanência de alunos Portadores de Necessidades Especiais (PNE), conforme Decreto Nº5.296/2004. Segue abaixo a descrição física de cada polo.
INSTALAÇÕES | POLOS FORA DE SEDE | |||||
Bangu | Bonsucesso | Volta Redonda | Resende | Campo Grande | Marechal Hermes | |
Núcleo de Orientação Psicológico e Psicopedagógico | 01 sala | 01 sala | 01 sala | 01 sala | 01 sala | 01 sala |
Núcleo de Educação a Distância | 01 sala | 01 sala | 01 sala | 01 sala | 01 sala | 01 sala |
Auditório | 100 pessoas | 100 pessoas | 100 pessoas | 100 pessoas | 100 pessoas | 100 pessoas |
Laboratório de Informática | 30 máquinas | 40 máquinas | 40 máquinas | 30 máquinas | 40 máquinas | 30 máquinas |
Banheiro para cadeirante | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Banheiro feminino | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Banheiro Masculino | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Sala de Aula | 4 x 50 alunos | 4 x 50 alunos | 2 x 50 alunos | 2 x 50 alunos | 2 x 50 alunos | 1 x 50 alunos |
Secretaria Acadêmica | 01 sala | 01 sala | 01 sala | 01 sala | 01 sala | 01 sala |
Biblioteca | 01 sala | 01 sala | 01 sala | 01 sala | 01 sala | 01 sala |
Metodologias e Tecnologias Adotadas e sua Correlação com os Projetos Pedagógicos dos Cursos previstos
METODOLOGIAS | TECNOLOGIAS | CURSOS |
Aprendizagem baseada em projetos (PBL), sala de aula invertida Design Thinking, aprendizagem por problemas, aprendizagem entre pares, rotação por estações. | Softwares e plataformas: 3D Angles, ACD/Labs - ChemSketch, Ardora, Avogadro, Beads, Bitstrips, BK Chem, Braille Fácil 3.0 (Tecnologia Assistiva), Cabri-Geometry, Calques 3 D, Celestia, Cinderella, CMap Tools, CobPaint (Tecnologia Assistiva), Comix (Visualizador de Imagens), CurtiPot, Curve Expert, Drawing for Children (Tecnologia Assistiva), Earthquake 3D e Educador.net., Busuu, Oddcast, Duolingo, e Transparent Language, Pimsleur. | Bacharelados em Teologia, Filosofia e Ciências da Religião |
A FIBE prevê a utilização da tecnologia Metaverso a partir de 2025, conforme item 9.2.9 deste PDI.
Previsão da Capacidade de Atendimento do Público-Alvo dos Polos Fora de Sede
Os polos possuem as capacidades de atendimento, conforme segue.
INSTALAÇÕES | CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DOS POLOS FORA DE SEDE | |||||
Bangu | Bonsucesso | Volta Redonda | Resende | Campo Grande | Marechal Hermes | |
Núcleo de Orientação Psicológico e Psicopedagógico | 8 usuários /dia | 8 usuários /dia | 8 usuários /dia | 8 usuários /dia | 8 usuários /dia | 8 usuários /dia |
Núcleo de Educação a Distância | 14 usuários /dia | 14 usuários /dia | 14 usuários /dia | 14 usuários /dia | 14 usuários /dia | 14 usuários /dia |
Auditório | 100 usuários por vez | 100 usuários por vez | 100 usuários por vez | 100 usuários por vez | 100 usuários por vez | 100 usuários por vez |
Laboratório de Informática | 120 usuários /dia | 160 usuários /dia | 160 usuários /dia | 120 usuários /dia | 160 usuários /dia | 120 usuários /dia |
Sala de Aula | 400 usuários / dia | 400 usuários / dia | 200 usuários / dia | 200 usuários / dia | 200 usuários / dia | 100 usuários / dia |
Secretaria Acadêmica | 120 usuários /dia | 120 pessoas /dia | 120 pessoas /dia | 120 pessoas /dia | 120 pessoas /dia | 120 pessoas /dia |
Biblioteca | 40 usuários /dia | 40 usuários /dia | 40 usuários /dia | 40 usuários /dia | 40 usuários /dia | 40 usuários /dia |